Prepare seus eventos para preservar a segurança diante do Coronavírus

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[:pb]O COVID-19 tem assombrado as noites mal dormidas dos produtores de eventos. São muitas informações desencontradas, especialmente quando se tem informações globais e comparamos nossa grama com a do vizinho. Dá um sentimento estranho quando vemos que as orientações de outros países são bastante diferentes das que recebemos por aqui.

A princípio parece que é mais um vírus como outros tantos já  velhos conhecidos, com um nível de contágio acima do habitual. Para quem trabalha com aglomerações, espaços fechados e pessoas do mundo todo o radar fica ainda mais sensível.

Se seguro morreu de velho, compartilhamos algumas orientações do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos que é útil para todo organizador de eventos. O texto original você encontra em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/large-events/mass-gatherings-ready-for-covid-19.html

 

Prepare seus eventos para preservar a segurança diante do Coronavírus

Orientação provisória

Esta orientação provisória destina-se aos organizadores e funcionários responsáveis ​​pelo planejamento de eventos. Um evento planejado ou espontâneo, com um grande número de pessoas presentes, que pode sobrecarregar os recursos de planejamento e resposta da comunidade anfitriã do evento, como concertos, festivais, conferências, cultos e eventos esportivos.

O COVID-19 é uma doença respiratória emergente e há mais a aprender sobre sua transmissão, curso clínico e populações com maior risco de doença e complicações. Todos podem fazer sua parte para ajudar a planejar, preparar e responder a essa ameaça à saúde pública.

Antes de ocorrer um surto de COVID-19 em sua comunidade: Planeje

Um surto de COVID-19 pode durar muito tempo. Dependendo da gravidade do surto, as autoridades de saúde pública podem recomendar ações comunitárias destinadas a limitar a exposição ao COVID-19. Os funcionários podem solicitar que você modifique, adie ou cancele grandes eventos para a segurança e o bem-estar de sua equipe, participantes e da comunidade. Os detalhes do seu plano de operações de emergência devem se basear no tamanho e duração dos seus eventos, na demografia dos participantes, na complexidade das operações do seu evento e no tipo de serviços e atividades no local que o seu evento pode oferecer.

 

Revise os planos de operações de emergência locais existentes

Discuta os planos de operações de emergência com as autoridades e técnicos locais e determine como eles podem impactar aspectos de seus eventos, como pessoal, segurança, serviços e atividades, funções e recursos. Prepare toda a equipe para as principais estratégias de prevenção descritas nesta orientação. Desenvolva um plano de contingência que lide com vários cenários descritos abaixo, que você pode encontrar durante um surto de COVID-19.

Estabeleça contato com os principais parceiros da comunidade e partes interessadas. Inclua parceiros relevantes, como o departamento de saúde pública local, fornecedores, hospitais, hotéis, companhias aéreas, empresas de transporte e forças de segurança. Colabore e coordene com eles esforços mais amplos de planejamento. Identifique claramente a função, responsabilidades e autoridade de tomada de decisão de cada parceiro. Entre em contato com o departamento de saúde pública local para obter uma cópia do plano de resposta e mitigação de surtos para sua comunidade. Participe de atividades de preparação para emergências.

Aborde as principais estratégias de prevenção em seu plano de operações de emergência

Promover a prática diária de ações preventivas cotidianas. Use mensagens e materiais de saúde desenvolvidos por fontes credíveis de saúde pública, como o departamento de saúde pública local, para incentivar a equipe do evento e os participantes a praticar bons hábitos de saúde pessoal. Promova ações preventivas diárias para ajudar a impedir a disseminação do COVID-19, que incluem:

  • Fique em casa quando estiver doente, exceto para obter assistência médica.
  • Cubra a tosse e espirre com um lenço de papel e depois jogue no lixo.
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente depois de ir ao banheiro; antes de comer; e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Limpe diariamente superfícies e objetos tocados com frequência.

Forneça suprimentos de prevenção COVID-19 em seus eventos. Planeje ter em mãos suprimentos extras para a equipe e os participantes do evento, incluindo pias com sabão, desinfetantes para as mãos, lenços e máscaras descartáveis ​​(para pessoas que começam a ter sintomas).

Nota: Máscaras descartáveis devem ser mantidas no local e usadas somente se alguém (trabalhador ou participante) ficar doente no seu evento. Aqueles que adoecem devem ser imediatamente isolados da equipe e dos participantes que não estão doentes e receber uma máscara descartável limpa para usar.

Esteja preparado para ausências de funcionários. Desenvolver políticas flexíveis de assistência e licença médica. A equipe do evento precisa ficar em casa quando estiver doente ou talvez precise ficar em casa para cuidar de um membro da família doente ou de seus filhos em caso de dispensa da escola. Identifique funções e posições críticas do trabalho e planeje uma cobertura alternativa pela equipe de treinamento cruzado (semelhante ao planejamento da equipe de férias).

Promova mensagens que desencorajem as pessoas doentes de participarem de eventos. Isso deve incluir mensagens solicitando que as pessoas deixem os eventos se começarem a ter sintomas de COVID-19, que incluem febre, tosse e falta de ar. Eles devem procurar aconselhamento médico imediatamente, ligando para o consultório médico ou a sala de emergência para obter orientação.

Se possível, identifique um espaço que possa ser usado para isolar funcionários ou participantes que adoecem no evento. Designe um espaço para funcionários e participantes que podem ficar doentes e não podem deixar o evento imediatamente. Trabalhe com parceiros, como hospitais locais, para criar um plano para o tratamento de funcionários e participantes que não moram nas proximidades. Inclua um plano para separar e cuidar de populações vulneráveis.

Planeje maneiras de limitar o contato pessoal da equipe que apoia seus eventos. Várias maneiras de fazer isso incluem oferecer à equipe a opção de trabalhar remoto se eles podem desempenhar suas funções fora do local, usando e-mail e conduzindo reuniões por telefone ou videoconferência. Reduza o número de funcionários necessários, como turnos surpreendentes para os funcionários que apoiam funções e serviços essenciais durante os eventos.

Desenvolva políticas de reembolso flexíveis para os participantes. Crie políticas de reembolso que permitam aos participantes a flexibilidade de ficar em casa quando estão doentes, precisam cuidar de membros da família doentes ou estão em alto risco de complicações do COVID-19.

Identifique as ações a serem tomadas se precisar adiar ou cancelar eventos. Trabalhe em estreita colaboração com as autoridades locais de saúde pública para avaliar as capacidades locais na área. Durante um surto de COVID-19, as limitações de recursos entre os sistemas de saúde locais e / ou a aplicação da lei podem influenciar a decisão de adiar ou cancelar seus eventos. Se possível, planeje formas alternativas para os participantes aproveitarem os eventos pela televisão, rádio ou online.

Comunicar sobre COVID-19

Atualize e distribua informações de comunicação de emergência oportunas e precisas. Identifique todos na sua cadeia de comunicação (por exemplo, equipe do evento, participantes, fornecedores e principais parceiros e partes interessadas da comunidade) e estabeleça sistemas para compartilhar informações com eles. Mantenha informações de contato atualizadas para todos na cadeia de comunicação. Identifique plataformas, como uma linha direta, mensagens de texto automatizadas e um site para ajudar a disseminar informações.

Identifique e trate de possíveis barreiras linguísticas, culturais e de deficiência associadas à comunicação de informações do COVID-19 para a equipe e os participantes do evento. As informações que você compartilha devem ser facilmente compreendidas por todos os participantes dos eventos. Saiba mais sobre como alcançar pessoas de diversas línguas e culturas visitando: Conheça o seu público.

Durante um surto de COVID-19

Durante um surto na sua comunidade, as autoridades de saúde pública podem fornecer aos organizadores do evento orientações destinadas a ajudar a retardar a disseminação do COVID-19. Encontre-se regularmente com o coordenador de operações de emergência ou a equipe de planejamento no local. Eles estão posicionados para avaliar, gerenciar e comunicar com precisão os possíveis riscos. A ação antecipada para retardar a disseminação do COVID-19 ajudará a manter a equipe do evento, os participantes e a comunidade saudáveis.

Após o término de um surto de COVID-19 em sua comunidade: Acompanhamento

Lembre-se, um surto de COVID-19 pode durar muito tempo. Quando as autoridades de saúde pública determinarem que o surto terminou na sua comunidade local, trabalhe com elas para identificar critérios para reduzir as ações de prevenção do COVID-19 em seus eventos. Baseie os critérios na redução do surto na sua região. Se seus eventos foram cancelados, trabalhe com seus locais para reagendar seus eventos.

Avalie a eficácia de suas operações de emergência e planos de comunicação

Encontre o coordenador de operações de emergência ou a equipe de planejamento dos seus locais para discutir e anotar as lições aprendidas. Reunir feedback da equipe do evento, participantes (se possível), parceiros da comunidade e partes interessadas para melhorar os planos. Identifique quaisquer lacunas nos planos e quaisquer necessidades que você possa ter para obter recursos adicionais.

Mantenha e expanda sua equipe de planejamento. Procure maneiras de expandir as parcerias da comunidade. Identifique agências ou parceiros necessários para ajudá-lo a se preparar para surtos de doenças infecciosas no futuro e tente adicioná-los à sua equipe de planejamento.

Participe de atividades de preparação para emergências em toda a comunidade.

 

Fonte: CDC (https://www.cdc.gov/coronavirus/index.html)


Juliana Aranega
Formada em gastronomia, mas foi no turismo que se apaixonou. Pós-graduada em Marketing, ela lidera o departamento de curadoria de conteúdo e eventos da Imaginadora. Sua responsabilidade é supervisionar o evento como um todo, desde a criação do conteúdo até a organização final

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