O desafio de promover destinos turísticos

Compartilhe:

forum-panrotas
Não é de hoje que o brasileiro gosta de viajar.  Pessoas do Brasil todo têm em seu DNA a vontade de conhecer o seu próprio país ou ainda desbravar o mundo. Mas essa possibilidade, no passado, era dada principalmente a aqueles com mais condições.
Nas recentes décadas, empresas do setor desenvolveram estratégias que permitiram as classes menos favorecidas a fazerem pequenas viagens de férias, e com isso o brasileiro foi pego de vez pelo bichinho da viagem e nunca mais parou. A demanda foi amadurecendo e a classe tida como média vislumbrou muitas oportunidades e possibilidades de viajar para destinos antes distantes (geograficamente e financeiramente), como Estados Unidos e Europa.
Enxergando esse cenário nacional, qual seria então o desafio na promoção de um destino ou produto turístico no Brasil?
Conforme o número de viajantes foi crescendo, o número de destinos internacionais e nacionais interessados em se promover turisticamente cresceu junto, e a concorrência pela atenção dos profissionais do setor assim como do consumidor final tornou-se o maior desafio.
Fazer campanhas inovadoras, eventos de capacitação especiais, trazer para próximo a experiência do produto e desenvolver alianças estratégicas faz parte da rotina de promoção de muitos destinos turísticos. Até então, esse era o modelo que dava certo.
Hoje em dia os desafios são ainda maiores. Usar a Internet de forma agressiva, estratégica e contundente visando um consumidor que, muitas vezes, é um grande conhecedor de destinos e viagens. Atingir de maneira correta desde as novas gerações que marcam tendência até os tradicionais viajantes. Trabalhar, entender e reconhecer os nichos de mercado específicos para o destino – o novo consumidor, além de bem informado, tem interesses específicos que têm desenvolvido nichos para viagens. E finalmente o desafio mais atual que é manter em alta as viagens para aqueles destinos que sofrem com alteração cambial e crise econômica.

sarau-crusa
Capacitação sobre o destino Capital Region USA em um formato de sarau com contadores de história

 
cubo-chile
Promoção do destino Chile nas ruas de São Paulo com com cubo interativo

navio-chile
Evento com agentes de viagens em Navio da Marinha Chilena

 
Como será a promoção de destinos daqui a um ano? Essa resposta não a conhecemos, mas sabemos que em épocas de Uber, Airbnb e WhatsApp o Marketing de Destinos certamente não ficara de fora dessas disrupções. De fato, estamos em constante mudança e acompanhando as tendências ditadas pelo mercado e pelo consumidor.
 
 
 
Por enquanto aceitamos os desafios e os encaramos com imaginação, criatividade, estratégia e muito entusiasmo.
 
 

Leia mais

en_US