O futuro do Turismo já chegou mesmo?

Compartilhe:


No fim do ano passado, eu tive a oportunidade de acompanhar o curso da Imaginadora School que teve como tema “O futuro do turismo chegou! Mas onde está distribuído?” e contou com a presença de grandes players do mercado, como Paulo Salvador, da Intercity Hoteis, Flávia Matos, do Airbnb, e Caio Martins, da Dubbi.
O futuro do Turismo já chegou mesmo?Diversos pontos apresentados chamaram a minha atenção – que estou envolvida de certa forma no mercado de turismo, mas muito mais no dia a dia da comunicação, mídias sociais e veículos de imprensa. Entre eles estão a tendência da volta do luxo, a forma de consumo dos famosos millenials – que para mim rende um post somente sobre essa guerra de gerações – e, finalmente, o surgimento de novas formas de distribuição de viagens.
A distribuição para mim é um tema polêmico desde os tempos que eu entrei no segmento de turismo e acredito que continuaremos escutando por muitos e muitos anos. Me lembro quando as OTAs entraram no mercado e ninguém estava preparado, um grande temor foi construído. Agora, com a entrada de novos intermediadores ainda mais high tech e low touch, ainda se discute o papel de cada um e se ainda haverá um futuro para todos.
As OTAs e intermediadores como Google Trips tiraram os lugares dos agentes de viagens? O Airbnb é uma substituição aos hotéis? A Uber elimina de vez os taxis?
Considerando que essas questões ainda são recorrentes e as discussões que tratam do assunto de quem entra no lugar de quem ainda permanecem latentes, concluo que o futuro não chegou ao nosso mercado. Eu acredito que esses debates são saudáveis desde que tragam soluções e apresentem perfis de público para cada segmento, tendências e oportunidades em nichos de mercado. Espaço no mercado sempre haverá para aqueles que são bons, especialistas no que fazem e conseguem se adaptar às novas tecnologias.

Leia mais

en_US